5 de agosto de 2009

COMO FUNCIONA A PANELA DE PRESSÃO


Como o vapor exerce uma pressão considerável, as panelas possuem válvulas de segurança que funcionam quando a pressão atingir um ponto perigoso.









GRÁFICO PRESSÃO VERSUS TEMPERATURA




O aumento da pressão faz com que a água no interior da panela entre em ebulição, a uma temperatura acima de 100º C. A pressão do vapor d’água, porém, aumenta até certo limite. Superado esse limite, ela se torna suficientemente elevada para que o vapor levante o pino da válvula central e comece a sair da panela. A partir desse momento, a pressão do vapor se estabiliza porque é controlada pelo escapamento do vapor através da válvula. Em conseqüência, a temperatura no interior da panela também não aumenta mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Física da Cozinha

O presente blog foi construido com o objetivo de divulgar o trabalho da disciplina Ensino de Física em Espaços Não Formais, apresentado pelos estudantes Derney Pires, Nilson Silva e Fábio de Lima no Restaurante Universitário, o conhecido Bandeijão da UEFS. Tal trabalho tem como objetivo levar a Física para as pessoas leigas no assunto, mostrando que mesmo elas não estando à parte do entendimento Físico que é observado, estão presentes constantemente no cotidiano de cada um.

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Feira de Santana, Bahia, Brazil